Um dos temas que discutimos no Curso de Capacitação foi o Multiculturalismo. Uma das definições de multiculturalismo é de Gonçalves & Silva (2000). Eles definem como "um movimento de idéias que resulta de um tipo de consciência coletiva, para a qual as orientações do agir humano se oporiam a toda forma de 'centrismos' culturais, ou seja, etnocentrismos. Em outros termos, seu ponto de partida é a pluralidade de experiências culturais, que moldam as interações sociais por inteiro".
Assim, percebemos a importância desse tema na discussão pois alguns professores, devido à sua de área de atuação, desconheciam o tal conceito. A discussão foi proveitosa a ponto de gerar divergências de idéias e formação de opiniões. Vale ressaltar, ainda, que não existe uma cultura superior a outra, todas são válidas na medida que representam a identidade de um grupo.
por Emille, Vilane e Adailson.
A discussão sobre multiculturalismo é oportuna, pois, afinal de contas, estamos vivendo em um mundo sem dúvida nenhuma plural, culturalmente falando. Contudo, é preciso ficar atento para a falácia do multiculturalismo, pois ele, em sua vertente mais veiculada, não é outra coisa senão a desculpa para a veiculação única, a norte-americana, que tem força, e apropriação das demais no mundo do mercado. Multiculturalismo pode ser uma desculpa para que a cultura ocidental dos países dominantes tenha as portas abertas para exercer seu domínio de forma mais ainda presente e sufocante, matando nossa identidade local.
ResponderExcluirEdnael Morais
É impresncindível a abertura à discussão da temática multiculturalismo, haja vista que esta é uma característica presente, marcante e instigadora para uma sociedade mais equitativa e cidadã.
ResponderExcluirAdriano Pereira
Olá Pessoal!
ResponderExcluirVisitem meu blog: www.adriannopedagogo.blogspot.com